A luz pode ajudar em muito ou te atrapalhar ao ponto de tirar outra foto.
Se você está fazendo qualquer tipo de fotografia externa, investir em um par de luzes baratas pode ser uma solução ou não. Compre pelo menos um par, termine com suportes e refletores do tripé para dirigir a luz. Opte por luz contínua em vez de unidades flash, como eles são mais baratos, fácil de usar e ótimo para iniciantes, como você não tem que tirar varias fotos de teste para ver como as sombras caem durante a instalação, porem essa solução não é a melhor para quem está recebendo as luzes imagina você no lugar recebendo varias luzes no rosto.
Dica
Diferentes cores e níveis de luz são medidos usando a escala Kelvin, olhe na lâmpadas, pois podem ter de diferentes e só vai perceber quando for editar. Para os melhores resultados, procure luzes do estúdio com uma temperatura de ao redor 5000K – 6000K para emular a luz do dia brilhante. As luzes com uma temperatura de cor mais baixa frequentemente rendem uma cor mais amarela em suas imagens que terão que ser corrigidas em Photoshop ou em um editor alternativo da imagem.
A solução em flash é bem mais cara requer muita pratica e entendimento para uma foto sair perfeita, e claro um tempo de estudo e dedicação não faça melhorar.
Existem também os refletores que é uma solução barata, ajuda muito a tirar aquela sobra que fica quando tem luminosidade mais forte de um lado só, mais vai precisar de um ajudante ou tripé para apoiar.
Meu resumo:
tudo vai depender do ambiente da situação e da criatividade de cada um, geralmente uso o rebatedor para fotos externos pela facilidade de transportar e utilizar, mais já usei em ambiente interno rebatendo um flash. As lâmpadas geralmente uso em fotos de objetos para dar mais clareza e ter um fundo. o Flash pode ser usado em ambiente externo e interno pela sua praticidade, mais tem algumas fotos de teste que tem quer ser feito antes para ver ser fica em uma boa posição.